Política de Privacidade

 

Declaração de privacidade

A Atradius N.V., juntamente com as suas filiais e sucursais (“Atradius”), é líder global em seguros de crédito, garantia, resseguros, cobrança de dívidas e serviços de informações/inteligência das empresas. A Atradius opera num mercado de empresa a empresa. Os produtos e serviços oferecidos pela Atradius visam ajudar as empresas em todo o mundo a compreender e protegerem-se contra os riscos de incumprimento associados à venda de bens e serviços e, ao fazê-lo, salvaguardar as suas vendas. Com estes serviços, a Atradius, agiliza o comércio à escala mundial.

Na oferta de produtos e serviços, a Atradius desempenha as funções de “responsável pelo tratamento de dados”, podendo recolher e tratar informações principalmente sobre empresas e negócios. No entanto, nesse processo, trata também dados que podem ser classificados como “dados pessoais” ao abrigo da lei da União Europeia (UE), como informações relativas a um indivíduo (por exemplo, um operador em nome individual, um administrador de empresa, um beneficiário efetivo, um contato profissional, etc.).

Assim, a sua confiança na forma como tratamos os seus dados pessoais é importante para nós. Quando utilizar os nossos websites, aplicações, portais, subscrever os nossos boletins informativos, contratar os nossos serviços, como um representante ou pessoa de contato do nosso cliente, negociar (como contraparte) com os nossos clientes ou realizar negócios connosco, como nosso parceiro comercial ou fornecedor, é importante que utilizemos os seus dados pessoais com cuidado, em segurança e de uma forma transparente.

Nesta Declaração de Privacidade apresentamos informações que somos obrigados a facultar em relação ao tratamento de dados pessoais ao abrigo da lei da UE. Explicamos, por exemplo, as finalidades e os fundamentos do tratamento de dados pessoais, as categorias de dados pessoais em questão, as categorias das fontes e os destinatários dos dados pessoais, a conservação de dados e os seus direitos como titular dos dados.

As filiais ou sucursais da Atradius também podem ter avisos de privacidade adicionais nos seus próprios websites (locais). Em relação às empresas Atradius como a Graydon e Atradius Instalment Credit Protection (Bélgica), aceda aos respetivos websites para obter informações de privacidade específicas.

Atualizações desta Declaração de Privacidade

Esforçamo-nos pelo melhoramento permanente dos nossos serviços, processos e por proteger os seus direitos em matéria de dados pessoais, daí atualizarmos pontualmente esta Declaração de Privacidade. Por conseguinte, recomendamos que consulte esta declaração regularmente. Esta Declaração de Privacidade foi atualizada em 23 de maio de 2018.

Quando é que recolhemos dados pessoais e quando é que esta Declaração de Privacidade se aplica?

 

1. Se utilizar os nossos websites

 

1.1 Que dados pessoais recolhemos?

Podemos tratar as seguintes informações sobre a sua empresa ou negócio, que se podem classificar como dados pessoais:

  • Quaisquer dados pessoais que envie como o seu nome, endereço (trabalho), número de telefone, endereço de e-mail, dados de início de sessão ou outras informações fornecidas durante o registo para qualquer um dos nossos produtos ou serviços.

  • Informações que nos permitem recordar quem é e as suas preferências na utilização deste website. Utilizamos cookies para recolher este tipo de informações. Estão disponíveis mais detalhes na nossa página de informações de cookies incluindo como rejeitar/desativar cookies.

  • O seu endereço IP, que utilizamos para tomar nota do seu interesse/visitas aos nossos websites.

  • As suas subscrições de quaisquer boletins informativos, atualizações por e-mail, relatórios por país, informação comercial ou económica atualizada, etc. através do website.

 

1.2 Por que razão recolhemos estes dados pessoais? 

Podemos utilizar as suas informações para as seguintes finalidades:

  • Para oferecer produtos e serviços, manter contato consigo e tratar de reclamações/litígios.
     
  • Para otimizar os nossos produtos e serviços, para efeitos de marketing (direto) e pesquisa de mercado.
     
  • Para executar atividades administrativas no âmbito do grupo de empresas Atradius e para gerir e proteger a nossa infraestrutura em matéria de tecnologia da informação.

 

1.3 Fundamentos jurídicos para a utilização dos seus dados pessoais

Tratamos os seus dados pessoais apenas se isso for autorizado ao abrigo de um dos fundamentos jurídicos para tratamento. Invocamos um ou mais dos seguintes fundamentos jurídicos para o tratamento das suas informações:

  • Consentimento

o   Pedimos o seu consentimento para a utilização de determinados cookies através do nosso website. Consulte a nossa página de informações de cookies para mais detalhes.

  • Interesses legítimos
    Podemos tratar as suas informações conforme necessário para atingir os nossos interesses legítimos.

o    Para a utilização de alguns cookies, não necessitamos do seu consentimento. Aqui, a Atradius tem um interesse legítimo de tornar o website funcional para si. Consulte a nossa página de informações de cookies para mais informações sobre isto.

o    Em determinados casos, não necessitamos do seu consentimento para utilizar os seus dados pessoais para o contatar. Isto acontece, por exemplo, caso nos tenha solicitado que o contatássemos através de um formulário de contato. Além do mais, nem sempre necessitamos do seu consentimento para utilizar os seus dados pessoais para efeitos de marketing. Isto pode acontecer, por exemplo, caso a Atradius tenha obtido o seu endereço de e-mail no contexto da venda dos nossos produtos ou serviços, e utilizamos este endereço para marketing direto dos nossos próprios produtos ou serviços similares.

 

1.4 Onde obtivemos as suas informações?

Obtemos automaticamente algumas informações quando visita o nosso website. Recolhemos essas informações através de cookies. Consulte a nossa página de informações de cookies para mais detalhes sobre isto.

Obtemos outras informações quando nos faculta ativamente. Isto acontece, por exemplo, caso subscreva quaisquer boletins informativos, atualizações por e-mail, relatórios de país, informação comercial ou económica atualizada, etc. através do nosso website. Consulte também as informações sobre as nossas atividades de marketing no n.º 2

 

1.5 Quem terá acesso aos seus dados pessoais?

Podemos divulgar dados pessoais para cumprir as nossas finalidades perante:

  • As empresas, sucursais, associadas, parceiros comerciais e prestadores de serviços da Atradius.


2. Marketing

2.1 Que dados pessoais recolhemos para efeitos de marketing?

No contexto das nossas atividades de marketing, podemos tratar as seguintes informações sobre si:  

  • Dados de contato:
    Nome, título, número de telefone, e-mail, endereço (trabalho), histórico de contatos.

  • Informações sobre o consentimento dado por si para utilizar os seus dados pessoais para efeitos de marketing, por exemplo, sob a forma de subscrições de quaisquer boletins informativos, atualizações por e-mail, publicações de negócios, relatórios de inquéritos e livros brancos.

  • Informações sobre os seus interesses, por exemplo, com base nas suas subscrições das nossas publicações de temas ou indústrias específicas.

  • Informações sobre qualquer uma das suas dúvidas, reclamações ou litígios.
  • Outros dados pessoais fornecidos por si.

 

2.2 Por que razão recolhemos estes dados pessoais?

Podemos utilizar as suas informações para as seguintes finalidades:

  • Para entrar e manter contato consigo.
  • Para promover e o informar sobre os nossos (novos) produtos e serviços.
  • Para organizar eventos e outras atividades promocionais.
  • Para analisar os seus interesses e possíveis oportunidades de negócio para nós.
  • Para obter o seu parecer sobre determinados assuntos, por exemplo, através de inquéritos (satisfação do cliente).
  • Para resolver dúvidas, reclamações ou litígios.

 

2.3 Fundamentos jurídicos para a utilização dos seus dados pessoais

Tratamos os seus dados pessoais apenas se isso for autorizado ao abrigo de um dos fundamentos jurídicos para tratamento. Invocamos um ou mais dos seguintes fundamentos jurídicos para o tratamento das nossas atividades de marketing.

  • Consentimento
    Se necessário, pedimos o seu consentimento para o tratamento dos seus dados pessoais para as nossas atividades de marketing. Pode retirar o seu consentimento a qualquer momento, clicando na hiperligação de opção de não participação que consta dos nossos e-mails, ou enviando um formulário online. Se retirar o seu consentimento, isso não afetará a licitude da nossa utilização dos seus dados pessoais antes da retirada do consentimento.

  • Interesses legítimos
    Podemos tratar as suas informações conforme necessário para atingir os nossos interesses legítimos quando realizamos as nossas atividades de marketing. Para os nossos interesses comerciais podemos, por exemplo, reunir, analisar e interpretar informações sobre os nossos clientes para encontrar novas oportunidades de venda e desenvolver produtos e serviços para satisfazer as preferências e necessidades dos nossos clientes.

 

2.4 Onde obtivemos as suas informações?

Para efeitos de marketing, obtemos de si principalmente informações que lhe dizem respeito. Noutros casos, podemos obter os seus dados pessoais de diversas fontes apresentadas abaixo.

  • Partes que nos remetem para si ou a quem deu consentimento para partilhar os seus dados connosco.
  • Terceiros contratados por nós no contexto das nossas atividades de marketing.
  • A Internet (incluindo as redes sociais) sempre que permitido nos termos da lei aplicável.

2.5 Quem terá acesso aos seus dados pessoais?

A Atradius pode divulgar informações sobre si, que se podem classificar como dados pessoais perante:

  • As empresas, sucursais, associadas, parceiros comerciais e prestadores de serviços da Atradius.

 

3. Se for um cliente, parte relacionada com a política,

intermediário, co-avalista, parceiro comercial ou fornecedor

 

3.1 Que dados pessoais recolhemos?

Podemos tratar as seguintes informações sobre a sua empresa, que podem classificar-se como dados pessoais se relacionados com informações relativas a um indivíduo (por exemplo, um operador em nome individual, administrador de empresa, beneficiário efetivo (final), acionista, beneficiário, contato profissional, etc.).

  • Dados de contato e dados de identificação pessoal, por exemplo, o seu nome, título, função, número de telefone, e-mail, endereço (trabalho), país, data e local de nascimento, dados de identificação, nome da entidade.
     
  • Se a sua empresa não for uma entidade jurídica, podemos tratar também dados da conta bancária, histórico de sinistros, NIF, dados do acordo consigo e informação financeira.

 

3.2 Por que razão recolhemos estes dados pessoais?

Podemos tratar as seguintes informações sobre a sua empresa, que podem classificar-se como dados pessoais para as seguintes finalidades:

  • Para executar e prestar serviços relativos aos contratos. Isto pode implicar: processar transações, comunicar consigo, avaliar (negociar) riscos de seguro e cobertura, executar tratamento de sinistros, ações de recuperação, oferecer produtos e serviços de gestão de crédito (risco) e de inteligência das empresas, realizar a cobrança de dívidas, prestar serviços de apoio ao cliente, tratar de reclamações e litígios.

  • Para executar controlos em matéria de “conheça a sua contraparte”, fraude, lavagem de dinheiro, terrorismo, lista de sanções e outros controlos de conformidade.

  • Para otimizar os nossos produtos e serviços, realizar pesquisa (mercado) e análises estatísticas.

  • Para executar atividades administrativas no âmbito do grupo de empresas Atradius e para gerir e proteger a nossa infraestrutura em matéria de tecnologia da informação.

  • Para efeitos de marketing: consulte o n.º 2 acima para mais detalhes.

  • Para iniciar, exercer ou defender ações judiciais; ou

  • Para cumprir uma ordem de uma autoridade reguladora/governamental ou uma obrigação ao abrigo das leis ou regulamentos pertinentes ou códigos ou diretivas (voluntários) regulamentares, industriais ou setoriais.

 

3.3 Fundamentos jurídicos para a utilização dos seus dados pessoais

Tratamos os seus dados pessoais apenas se isso for autorizado ao abrigo de um dos fundamentos jurídicos para tratamento. Invocamos um ou mais dos seguintes fundamentos jurídicos para o tratamento das suas informações:

  • Interesses legítimos
    Podemos tratar os seus dados pessoais conforme necessário para atingir os nossos interesses legítimos, quando realizamos as nossas atividades comerciais.

o    Oferecendo e desenvolvendo produtos e serviços na área de seguros de crédito, garantia, resseguros e cobrança de dívidas, bem como serviços de inteligência das empresas, que visam ajudar as empresas em todo o mundo a compreender e protegerem-se contra os riscos de incumprimento associados à venda de bens e serviços.

o    Conforme necessário para celebrar e executar contratos com a empresa ou negócio com quem está associado.

Não trataremos os seus dados pessoais se os seus interesses prevalecerem.

  • Execução de um contrato
    Se for uma empresa em nome individual, temos de tratar os seus dados pessoais para celebrar e executar contratos.

  • Obrigação legal
    Podemos tratar os seus dados pessoais se necessário para cumprir uma das nossas obrigações legais, por exemplo para executar controlos de conformidade ou cumprir ordens de uma autoridade reguladora/ governamental, ou para cumprir as obrigações ao abrigo dos códigos industriais ou setoriais  


3.4 Onde obtivemos as suas informações?


Os dados pessoais que a Atradius trata podem ter origem em várias fontes 

  • Diretamente de si ou da empresa a que está associado, incluindo aqueles que o representam ou por si autorizados ou por essa empresa.
     
  • De empresas, sucursais, associadas ou parceiros comerciais da Atradius.
  • De fontes disponíveis (publicamente).
  • De fornecedores de informações/dados

 

3.5 Quem pode ter acesso aos seus dados pessoais?

Podemos divulgar dados pessoais para cumprir as nossas finalidades perante:  

  • Partes autorizadas por si ou pela empresa a que está associado.
  • Empresas, sucursais, associadas da Atradius
  • Terceiros, como por exemplo ajustadores de sinistros, agências de deteção e prevenção de crimes ou fraudes, resseguradoras, outras seguradoras, bancos, parceiros de negócios, auditores, advogados, cobradores de dívidas e outros prestadores de serviços.

  • Os departamentos do Estado holandês para os quais a Atradius Dutch State Business N.V. gere os meios do Estado holandês para empresas holandesas (somente se estiver envolvido com a nossa Dutch State Business).

  • Assessores ou outros profissionais, para iniciar, exercer ou defender ações judiciais ou para proteger as nossas operações comerciais ou direitos legais.

  • Serviços responsáveis pela aplicação da lei, autoridades reguladoras/governamentais: quando exigido por lei ou conforme necessário para proteger os nossos direitos.  

 

4. Se você ou a sua empresa negociar com os nossos clientes
(um “comprador”, “devedor” ou “beneficiário”)

4.1 Que dados pessoais recolhemos?

Podemos tratar as seguintes informações sobre a sua empresa, que podem classificar-se como dados pessoais, na medida em que se relacionam com as informações relativas a um indivíduo (por exemplo, um operador em nome individual, administrador de empresa, beneficiário efetivo (final), acionista, contacto profissional, etc.).

  • Dados de contacto e dados de identificação pessoal, por exemplo, o seu nome, título, função, número de telefone, e-mail, endereço (trabalho), país, data e local de nascimento, dados de identificação, nome da entidade.

  • Se a sua empresa não for uma entidade jurídica, podemos tratar também dados da conta bancária, histórico de sinistros e pagamentos, NIF, informação financeira, situação de insolvência, fontes de riqueza.

 

4.2 Por que razão recolhemos estes dados pessoais?

Podemos tratar as seguintes informações sobre a sua empresa, que podem classificar-se como dados pessoais para as seguintes finalidades:

  • Para executar e prestar serviços relativos aos contratos que temos com os nossos clientes. Por exemplo: processar transações, comunicar consigo, avaliar (negociar) riscos de seguro e cobertura, executar tratamento de sinistros, ações de recuperação, oferecer produtos e serviços de gestão de crédito (risco) e de inteligência das empresas, realizar a cobrança de dívidas, tratar de reclamações e litígios.

  • Para executar controlos em matéria de fraude, lavagem de dinheiro, terrorismo e lista de sanções e outros controlos de conformidade.

  • Para otimizar os nossos produtos e serviços, realizar pesquisa (mercado) e análises estatísticas.

  • Para executar atividades administrativas no âmbito do grupo de empresas Atradius e para gerir e proteger a nossa infraestrutura em matéria de tecnologia da informação.

  • Para iniciar, exercer ou defender ações judiciais; ou

  • Para cumprir uma ordem de uma autoridade reguladora/governamental, ou uma obrigação ao abrigo das leis ou regulamentos pertinentes ou códigos ou diretivas (voluntários) regulamentares, industriais ou setoriais.

 

4.3 Fundamentos jurídicos para a utilização dos seus dados pessoais

Tratamos os seus dados pessoais apenas se isso for autorizado ao abrigo de um dos fundamentos jurídicos para tratamento. Invocamos um ou mais dos seguintes fundamentos jurídicos para o tratamento das suas informações:

  • Interesses legítimos
    Podemos tratar os seus dados pessoais conforme necessário para atingir os nossos interesses legítimos, quando realizamos as nossas atividades comerciais.

    o    Oferecendo e desenvolvendo produtos e serviços na área de seguros de crédito, garantia, resseguros e cobrança de dívidas, bem como serviços de inteligência das empresas, que visam ajudar as empresas em todo o mundo a compreender e protegerem-se contra os riscos de incumprimento associados à venda de bens e serviços.

    o    Conforme necessário para celebrar e executar contratos com os nossos clientes.

    o    Para iniciar, exercer ou defender ações judiciais; ou

    o    Não trataremos os seus dados pessoais se os seus interesses prevalecerem.


  • Obrigação legal
    Podemos tratar os seus dados pessoais para cumprir uma das nossas obrigações legais, por exemplo para executar controlos de conformidade ou cumprir ordens de uma autoridade reguladora/ governamental, ou para cumprir as obrigações ao abrigo dos códigos industriais ou setoriais

4.4 Onde obtivemos as suas informações?

Os dados pessoais que tratamos podem ter origem em várias fontes.

  • Diretamente dos nossos clientes ou de si, incluindo aqueles que representam o cliente ou a si.
  • De empresas, sucursais, associadas ou parceiros comerciais da Atradius.
  • De fontes disponíveis (publicamente).
  • De fornecedores de informações/dados

 

4.5 Quem pode ter acesso aos seus dados pessoais?

Podemos divulgar dados pessoais para cumprir as nossas finalidades perante:  

  • Os nossos clientes e partes autorizadas pelo cliente (como por exemplo, intermediários, representantes, empresas pertencentes ao grupo do cliente).

  • Empresas, sucursais, associadas da Atradius

  • Terceiros, como por exemplo ajustadores de sinistros, agências de deteção e prevenção de crimes ou fraudes, resseguradoras, outras seguradoras, bancos, parceiros de negócios, auditores, advogados, cobrança de dívidas e outros prestadores de serviços.

  • Assessores ou outros profissionais, para iniciar, exercer ou defender ações judiciais ou para proteger as nossas operações comerciais ou direitos legais.

  • Serviços responsáveis pela aplicação da lei, autoridades reguladoras/governamentais: quando exigido por lei ou conforme necessário para proteger os nossos direitos.


5. Serviços de informação/inteligência das empresas

Consulte os websites (locais) da Graydon e Iberinform para obter as informações relevantes sobre o tratamento de dados pessoais.


6. Como transferimos os seus dados pessoais para fora do EEE?

O tratamento dos seus dados pessoais pode implicar a transferência dos mesmos dentro do grupo Atradius ou para terceiros selecionados. As entidades do grupo Atradius ou terceiros selecionados podem estar localizados fora do Espaço Económico Europeu (“EEE”). Se for caso disso, tomamos as medidas de salvaguarda adequadas para transferir os seus dados pessoais para um país localizado fora do EEE, se esse país não oferecer um nível de proteção adequado de acordo com as leis de proteção de dados aplicáveis, incluindo cláusulas contratuais-tipo aprovadas pela Comissão Europeia.


7. Como protegemos os seus dados pessoais?

Estamos empenhados em garantir que os seus dados pessoais são mantidos em segurança. Para evitar o acesso não autorizado ou divulgação, implementámos medidas físicas, técnicas e organizativas adequadas para salvaguardar as informações que recolhemos e tratamos.


8. Durante quanto tempo conservamos as suas informações?

Geralmente, conservamos os dados pessoais apenas: (i) durante o período necessário para servir a finalidade comercial aplicável; (ii) na medida do razoavelmente necessário para cumprir quaisquer requisitos legais aplicáveis; ou (iii) conforme aconselhável à luz das restrições aplicáveis por força da lei. A Atradius pode especificar (por exemplo, num plano de subpolítica, notificação ou registos de conservação) um período de tempo durante o qual determinadas categorias de dados pessoais serão conservadas..


9. Como nos pode contactar, aceder e atualizar as suas informações?

  •  Na qualidade de titular dos dados, tem determinados direitos sobre o nosso tratamento dos seus dados pessoais. É possível:

o    pedir o acesso aos seus dados pessoais detidos por nós

o    pedir-nos para retificar ou completar as suas informações se acreditar que os seus dados pessoais estão inexatos ou incompletos

o    pedir-nos para apagar determinados dados pessoais

o    pedir-nos para restringir o tratamento dos seus dados pessoais 

o    opor-se ao nosso tratamento dos seus dados pessoais

 

Pode enviar-nos o seu pedido ou reclamação enviando um formulário online.

Trataremos o seu pedido com cuidado e em conformidade com as regras de proteção de dados aplicáveis. Também têm o direito de apresentar uma reclamação junto da sua autoridade nacional de proteção de dados.

 Se necessitar de mais informações, por favor, não hesite em contactar-nos através do T: 21 358 88 00 ou E: clientes@iberinform.pt.